Dinheiro nem sempre é o melhor estratégia de reconhecimento – segundo Harvard Business Review

man holding incandescent bulb

De acordo com estudos realizados por uma professora da Harvard Business Review, chamada Ashley V. Whillans, usar o dinheiro para motivar colaboradores nem sempre é a melhor estratégia.
   Mais de 80% dos funcionários analisados em sua pesquisa sentem que não são reconhecidos, nem recompensados por seus esforços, apesar de receberem um bom salário.
   Isto é, atualmente, a motivação no trabalho tem estado cada vez mais atrelada a incentivos como oferecimento de cursos, flexibilidade de horários, algum bônus ou presente e, até mesmo um simples “obrigado!”

Segundo Whillans, motivar colaboradores realmente funciona, pois as pessoas possuem três necessidades básicas em relação ao trabalho:

• Autonomia: desfrutar da liberdade de escolher como executar o trabalho;
• Sentimento de pertencimento: estabelecer uma conexão com os colegas e relacionamentos significativos e
• Competência: sentir que possuem as habilidades necessárias para desempenhar as tarefas daquele trabalho.

A importância de presentear os colaboradores

 Presentear seus funcionários em datas comemorativas pode ser um excelente modo de motivar a equipe, pois, demonstra o valor de seus colaboradores, permitindo que eles exerçam suas potencialidades com prazer e contribuam com o crescimento da empresa. Os presentes humanizam as relações hierárquicas e criam uma conexão afetiva, melhorando a visão do funcionário quanto à empresa e suas funções.

Esse gesto de reconhecimento pode mudar a perspectiva do colaborador em relação ao seu trabalho, aumentando o desempenho e os resultados para a empresa. Além de demonstrar ao  funcionário que seu trabalho é importante.

É interessante incluir na política de benefícios da sua empresa algumas opções de presente para funcionários, especialmente quando eles se dedicaram para o sucesso do negócio.

 Recompensar a equipe pode ser uma boa forma de reconhecer e agraciar os seus colaboradores pelos serviços prestados, além de contribuir para que se mantenham motivados para enfrentarem os desafios futuros.

O dinheiro passa, o presente se transforma em memória

Enquanto o bônus em dinheiro é muitas vezes destinado a necessidades básicas do dia a dia, um presente, como um eletrônico ou uma viagem, pode ser algo mais memorável e efetivo para motivar colaboradores.

Além disso, receber um presente é algo que as pessoas tendem a comentar com os outros e demonstrar gratidão, enquanto o dinheiro é um assunto delicado, que muitos não gostam de sair por aí se gabando de terem ganhado.

Dica: experimente conversar com os funcionários e entender suas paixões e interesses, a fim de escolher um presente que seja adequado ao seu gosto e que realmente se torne um evento marcante.

Fontes: 

  • https://www.voitto.com.br/blog/artigo/formas-de-motivar-colaboradores
  • https://hbswk.hbs.edu/item/forget-cash-here-are-better-ways-to-motivate-employees
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